You are here

ENCCEJA para brasileiros no exterior

A LBV-USA está com inscrições abertas para o curso supletivo gratuito online para o imigrante brasileiro.

O curso tem como objetivo aumentar as chances de aprovação dos alunos no exame do ENCCEJA/exterior.

Pelo quarto ano consecutivo, Nova York será um dos locais de realização do Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA/Supletivo), em 2019. A prova (com data a confirmar), que será aplicada pelo Consulado Geral do Brasil, oferece a oportunidade de conclusão dos ensinos Fundamental (antigo 1º grau) e Médio (antigo 2º grau) para brasileiros que residem no exterior. A Legião da Boa Vontade (LBV), que já tem experiência com educação de jovens e adultos no Brasil com os famosos cursos supletivos, vai agora ministrar gratuitamente aulas online e monitorias de reforço presenciais, visando ajudar os estudantes que estão há muitos anos afastados do ensino formal.

O certificado de conclusão do Ensino Médio brasileiro (equivalente ao high school norte-americano) poderá ser usado para processos seletivos de universidades, inscrição em cursos técnicos, abertura do próprio negócio, entre muitas outras oportunidades, tanto nos Estados Unidos como no Brasil.

O curso preparatório da LBV-USA para o ENCCEJA começa no dia 1° de abril e será oferecido pela internet em 12 semanas com vídeoaulas enviadas por e-mail para todos os inscritos. Quem tiver disponibilidade para se deslocar até a sede da LBV em NY (em Midtown Manhattan) pode também se candidatar a uma das vagas nas monitorias de reforço presenciais, com foco em português, redação e matérias exatas. As monitorias têm encontros semanais aos sábados pela manhã a partir do dia 6 de abril. Veja o calendário de videoaulas e monitorias presenciais. 

Os professores da LBV são todos profissionais voluntários, entre eles educadores do Instituto de Educação José de Paiva Netto de São Paulo. As monitorias serão aplicadas por universitários brasileiros em intercâmbio em NY. A equipe educacional da LBV produziu as vídeo-aulas a partir dos livros didáticos oficiais do INEP.

“É importante destacar que o conteúdo exigido no exame é extenso. A LBV está empenhada em ajudar no reforço, mas o aluno precisa estudar os conteúdos oficiais que serão disponibilizados online”, destaca Danilo Parmegiani, representante da LBV dos Estados Unidos.

 

 

O curso está sendo oferecido gratuitamente pela LBV-USA (Legion of Good Will), com apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova York. Os alunos interessados devem se inscrever pelo link www.lgw.org/alunoencceja ou pelo telefone (646) 398-7128. Falar com Sâmara Malaman.