You are here

Navegando pelo Português de Herança

Um tesouro na ponta da língua

A LBV dos EUA (Legion of Good Will) desenvolve, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o programa “Navegando pelo Português de Herança”, um projeto com conteúdos on-line que estimula o idioma português e a cultura brasileira para os milhões de brasileiros que vivem no exterior, em especial às crianças e adolescentes que não possuem acesso ao ensino formal da língua portuguesa. 

Segundo dados do Itamaraty, atualmente mais de 4 milhões de brasileiros vivem no exterior, em países onde o português não é a língua majoritária. Um dos grandes desafios enfrentados por essas comunidades de emigrantes é manter a identidade cultural e os laços com o Brasil.

O programa visa ajudar a superar esses desafios linguísticos comuns do falante do português de herança, promovendo identidade cultural e fortalecendo a noção de pertencimento e de vínculos com o Brasil. Com uma linguagem lúdica e atrativa, o programa “Navegando pelo Português de Herança” apresenta videoaulas educativas e divertidas, que estimulam a aquisição e o desenvolvimento do idioma entre milhares de crianças, filhos de brasileiros que vivem fora do Brasil.

Uma das estratégias mais eficazes é a promoção da língua portuguesa, ensinada às novas gerações, por meio de educação informal em casa, pois a utilização de vários canais de aprendizado online tornou-se lugar-comum na vida diária e capta a atenção das crianças para conteúdos construtivos e enriquecedores, cruciais na tarefa diária dos pais. Com o “Navegando pelo Português de Herança”, as crianças aprendem com vídeos divertidos e curiosos no formato “kid-friendly” e aumentam as chances de desfrutarem de vários benefícios, como: 

  • Aquisição natural de idioma, maior chance de fluência em pelo menos duas línguas;
  • Maiores vínculos socioafetivos e comunicação com familiares;
  • Acesso ao universo cultural no idioma dos pais (música, literatura, filmes, novelas etc.) e fortalecimento de identidade cultural;
  • Oportunidades socioeconômicas: candidatos bilíngues possuem maiores chances de entrada e recolocação no mercado de trabalho;
  • Maiores vínculos com o Brasil e exercício pleno de cidadania (muitas vezes com dupla nacionalidade).

O projeto trabalha com temporadas de 9 episódios por ano. Cada episódio tem duração média de 12 minutos e estão disponíveis no canal da LGW no YouTube.